Claro TV poderá comprar a OI e se tornar maior do Brasil

2
4392

A Claro TV anunciou que possui interesse em comprar as operações de TV, internet e telefonia celular da OI no Brasil.

Segundo o CEO do grupo América Movil que representa além da CLARO a gigante NET no Brasil, Daniel Haji, o grupo tem interesse em adquirir as operações da OI TV, OI Celular e OI Velox no Brasil.

Atualmente a OI possui 24% do mercado total de internet banda larga, 17% do mercado de telefonia celular e 6,5% dos assinantes de TV.

claro tv quer comprar a oi tvOI está a beira da falência

Não é de hoje que a OI TV passa por uma grave crise financeira, causada principalmente pela má gestão da empresa e alta alavancagem de dívidas com bancos.

A saída que está sendo desenhada é um projeto de recuperação judicial, que tenta o perdão de parte das dívidas e um reparcelamento alongando o prazo.

Em meio a tais discussões, surgiu obviamente o interesse de terceiros, que poderiam com uma boa negociação assumir grandes fatias do mercado de telecomunicações dominado pela OI no Brasil.

Para quem não se lembra, a OI é a representação do que sobrou das Teles públicas das décadas de 70, 80 e 90, que foram privatizadas tornando-se a Brasil Telecom no início dos anos 2000. Mais tarde a OI iria assumir o controle da Brasil Telecom e ampliar sua atuação para outros mercados, como o TV por assinatura.

E as opções para os clientes?

Em que pese a NET e a Claro TV representarem opções de TV por assinatura, telefonia e internet elogiadas por muitos, a falta de concorrência poderia ameaçar os próprios consumidores no Brasil.

Notem que a NET já é a maior operadora de TV do país, mesmo oferecendo apenas conexão via cabo restrita a grandes centros. Aliada a Claro TV, segunda maior na TV via satélite, sua base praticamente não tem limites de expansão, chegando a qualquer lugar.

A base de clientes de telefonia celular da Claro também é uma dos maiores do Brasil, enquanto a Virtua a banda larga mais assinada. Juntar esse poder com a base da OI TV formaria nada menos que a maior operadora da América Latina, considerando todos os serviços e mais as operações da Embratel, que também pertence ao grupo.

Venda da OI TV pode ser boa para seus assinantes?

Acreditamos que sim. Sem considerar os aspectos relativos aos prejuízos causados por um monopólio, os assinantes da OI possuem algumas limitações claras atualmente, em especial no que diz respeito ao atendimento da operadora.

Líder por anos em rankings negativos de defesa do consumidor, a situação do mau atendimento da OI é reclamação constante e ainda maior após o anúncio da situação financeira da empresa, que tenta a todo custo uma recuperação judicial.

O porém fica em relação a utilização da estrutura existente da operadora. Mesmo a NET oferecendo uma banda larga de qualidade na maioria das cidades em que atua, dificilmente a atual estrutura que proporciona a OI Velox seria substituída, restando ainda os mesmo problemas e queixas dos assinantes.

COMPARTILHE
  • paulo

    ??

  • Jeferson Souza

    A OI TV além de ter excelentes canais HD, qualidade muito boa, o atendimento é muito bom e ágil, agora se esta procurando serviços de telefonia e internet, fuja da OI.