Band Kids e o ápice dos animes na TV aberta

8

Antes de mais nada sei que muitos irão discordar do título do post afirmando que o ápice dos animes por aqui foi na época da Manchete. Pois bem, concordarei apenas em uma parte. No começo da década 90 a Manchete exibiu GRANDES ANIMES na TV aberta, mas sucesso mesmo teve Dragon Ball Z no início dos anos 2000, na Band.

A estreia do Band Kids

E o Band Kids foi o pivô do sucesso não apenas de Dragon Ball, mas de vários outros desenhos e animes japoneses que foram em seu embalo. Bem estruturado e surgido na “época certa”, conseguiu driblar até mesmo o horário ruim (15:00h) e se consolidar como sucesso de audiência e crítica.

Gosta de One Piece? Conheça tudo sobre o melhor anime de todos os temposvolta do band kids

Transmitido pela Band em a partir de 14 de agosto de 2000, teve como apresentadora a Renata Sayuri Kajiyama, a Kira, contando desde o início com todo o peso de Dragon Ball Z, Bucky, Tenchi Muyo e El Hazard. Se apenas esses 4 animes já conseguiriam segurar as pontas no programa, ainda existiam Cadillacs e Dinossauros, Os Seis Biônicos, Dragões Alados e O Mago, desenhos americanos que completavam a programação.

Kira sabia como conduzir um programa de animes
Kira sabia como conduzir um programa de animes

O Band Kids foi por cerca de 4 anos o principal programa de animes na TV aberta, sendo assistido por milhares de assinantes de TV paga devido a sua qualidade e reexibição da saga de Freeza, considerada por muitos como  a melhor de DBZ.

O segundo Boom dos animes no país

Se a Manchete foi a responsável pela primeira explosão dos animes no Brasil, a Band e seu programa vespertino conseguiram ressuscitar a febre, de maneira muito inteligente por sinal, trazendo e retirando da grade aquilo que os fãs gostavam ou deixavam de gostar.

Saga de Freeza possivelmente é a mais emocionante de DBZ e quem sabe de todos os animes até hoje
Saga de Freeza possivelmente é a mais emocionante de DBZ e quem sabe de todos os animes até hoje

Em uma época sem redes sociais e de baixa expansão da internet por aqui, a apresentadora recebia mais de 50 mil cartas por mês, com elogios, críticas e sugestões, as quais serviam para nortear o programa. Fórmula que deu certo por vários anos.

Confira: Animes voltarão ao Play TV, e você escolhe o horário

Algumas das solicitações dos fãs não puderam ser atendidas na época, como foi o caso de  Sailor Moon, que a Band tentou comprar os direitos e não conseguiu, e de Slayers, adquirido mas nunca transmitido.

Com 4 horas de programa diárias e mais de 8 atrações diferentes exibidas, não faltavam patrocinadores e apoiadores do projeto, além de uma grande audiência em um horário bastante ruim para a TV aberta em geral.

Queda logo no primeiro ano

Um motivo claro e inegável da queda de audiência do programa foi a compra da Saga Majin Boo de DBZ pela Rede Globo, que cresceu os olhos frente ao sucesso do anime. Na tentativa de repetir o sucesso da Band, a Globo chegou a ter uma gama invejável de animes ao mesmo tempo: Patlabor, Digimon e Sakura Captor Sakura e DBZ.

O polêmico Slayers levou quase 4 anos para estrear na Band
O polêmico Slayers levou quase 4 anos para estrear na Band

Latinos possuem canal 24 horas dedicado a animes, conheça aqui

Já no fim do primeiro ano programa, sem Dragon Ball Z um queda brusca de audiência ocorre, causando a demissão de Renata Sayuri e uma reformulação do programa. Agora com apenas 1 hora de programação o único anime que sobreviveu foi a reprise de de Tenchi Muyo. O formato adotado durou apenas alguns meses, retirando o programa do ar novamente.

Uma segunda tentativa

Em 2004 a Band tentou trazer o programa novamente ao ar, buscando não cometer erros antigos. O anime Slayers que estava guardado de 2001 na emissora seria então exibido,  da 21:00 às 22:00 e também  no domingo a tarde com cortes.

Confira nosso especial: a história dos animes da TV brasileira

Ainda em 2004 a a Rede Globo adquiria os direitos para exibir Dragon Ball GT pela primeira vez na TV aberta, o que tirou ainda mais o foco dos fãs com a Band.

Cavaleiro do Zodíaco e Kelly Key

Se Slayers não foi a salvação, um novo e grande investimento seria feito pela Band. Em outubro de 2004 Os Cavaleiros do Zodíaco retornavam a TV aberta, depois de um hiato de quase 10 anos. Surgia um programa parecido com o Band Kids, mas apresentado pela cantora Kelly Key e cujo único anime apresentado era CDZ.cdz na globo

Boomerang poderá voltar a exibir desenhos clássicos em sua programação

Após a saída de Kelly Key, Cavaleiros do Zodíaco seguiu sendo exibido até o fim de 2005, quando o nome Band Kids volta a ser usado e a apresentação passa a ser de 4 crianças, o que também durou poucos meses no ar.

A inauguração da PLAY TV e os animes no canal

Em 2006 a Band finalmente inaugurou seu próprio canal jovem: o Play TV, desejo antigo dos diretores do canal. O recém nascido canal jovem levaria para si os direitos de grandes animes adquiridos pela Band nos anos anteriores e também ficaria encarregado de exibir os programas de games, que já haviam perdido audiência no canal.

Otacraze era o quadro dedicado a animes na Play TV, fazendo muito sucesso em seu primeiro ano
Otacraze era o quadro dedicado a animes na Play TV, fazendo muito sucesso em seu primeiro ano

Cartoon Network estreia filme baseado em animes

Em um grande contrato com a distribuidora Cloverway, o Play TV exibiria Trigun, Gungrave, Love Hina, Samurai Champloo, Ranma 1/2 e Heat Guy J, tudo isso dentro do recém criado Otacraze, programa de animes inicial da PlayTV.

Animes apenas para São Paulo

Mesmo afirmando que não exibiria mais animes em seu canal principal, a Band tentaria exibir Yu Yu Hakusho nas tardes de domingo, o que o fez, mas apenas para a grande São Paulo. Começava então uma fase na emissora onde qualquer novidade era exibida antes em São Paulo e depois na Band nacional.

A Band, o Band Kids e os animes nos últimos anos

De 2008 para cá tanto a Play TV, quanto a Band, quanto a Globo e demais canais brasileiros, praticamente zeraram a exibição de animes em suas grades de programação. De lá para cá só via internet, DVDs, ou importando material em inglês dos EUA.

Diretor da Play TV fala sobre a volta dos animes no canal em 2014

O Band Kids sempre esteve no ar nos últimos anos, mas nunca de forma parecida com o que era em seu primeiro ano. Tanto que em todas as tentativas de ressurgir, a atração não fica mais de 3 meses no ar sem sofrer mudanças. É praticamente impossível popularizar uma série, desenho ou anime sem ter uma continuidade, pois quem começa a assistir que ver mais e mais, e não contar com 10 ou 15 episódios e depois ficar à ver navios.

melhores animes da historia

Se você gosta ou gostava de animes, se interesse pelo assunto, recomendo ler nosso especial no link abaixo:

Os animes no Brasil, passado, presente e futuro

E sempre ficar atento as novidades aqui no eXorbeo.com, pois 2014 promete ser um bom ano para os animes na televisão.

COMPARTILHE