Ainda vale a pena comprar um WII U em 2016?

5
1859

Se você pretende comprar um Wii U em breve mas ainda está em dúvida se vale ou não a pena investir no último videogame da Nintendo, acreditamos que hoje você irá ficar mais perto de comprá-lo  de vez ou então que desista de vez.

A intenção é tirar de você tal indecisão.

Um pouco sobre o Nintendo WII U

Lançado no já distante ano de 2012, o console que abriu a atual geração tentou inovar com seu polêmico – mas criativo – gamepad em forma de tablet. A ideia não saiu como o esperado, mas o console vendeu mais de 12 milhões de unidades até agora.

Fracassado ou injustiçado? Não importa. Confira hoje se o WII U é o próximo console que você colocará na sua estante.vale a pena comprar wii u

Uma história que “acabou” há mais de 15 anos

Para entender a nossa opinião sobre o WII U é importante explicarmos um pouco sobre nossa relação com a marca e seus videogames.

Este que vos escreve hoje teve como seu primeiro console um Super Nintendo – seguido de um Nintendo 64 e um GBA, para só depois começar a comprar os videogames da família PLaystation.

Portanto, a experiência com a Nintendo simplesmente havia “acabado” com o Nintendo 64 nos consoles de mesa.

Escrevemos “acabado” entre aspas por um simples mas importante motivo: de todos os consoles que tivemos até hoje, os únicos games antigos que acabamos sempre voltando a jogar são os games da Nintendo – e o Castlevania Simphony of the Night do PS1, que não poderia deixar de ser mencionado aqui.

E o que isso significa? Que essa empresa japonesa realmente tem algo especial em seus consoles e seu controle de qualidade diferenciado. Não basta simplesmente olhar números para decidir que um de seus consoles não merece ser comprado, eles merecem muito mais que isso.

A Nintendo faz games realmente diferenciados

O Wii U realmente trouxe um controle em forma de tablet que divide opiniões – ele foi muito mal aproveitado pela maioria das empresas, e até mesmo a Nintendo desistiu de seu potencial depois de 2014. Hoje ele é usado basicamente como uma segunda tela que exibe alguns itens e menus, de forma parecida com as famílias DS e 3DS.

Por outro lado, a compatibilidade com todos os acessórios do Wii original poderá fazer a diferença caso você já os possua. O WII U não melhora os gráficos e velocidade dos jogos do WII antigo, mas roda praticamente todos eles, servindo para aposentar seu antigo console.

Já os Wii Motes e demais acessórios, caso você possua dois ou até três podem ser incríveis para jogar no WII U games que suportam até 4 jogadores.

Já para o Wii U em si, que não teve no seu controle seu diferencial, nos resta destacar seu diferencial: os JOGOS.

A beleza dos games da Nintendo em HD é arrebatadora
A beleza dos games da Nintendo em HD é arrebatadora

E aqui será seu primeiro e principal ponto para decidir se o WII U pode ser para você: Se você não abre mão de jogos como Call of Duty, FIFA, PES, Battlefield, e outros, e não tem um PS4, Xbox One ou PC para jogá-los, desista do Wii U, por não os verá por aqui.

As chamadas Third Parties (empresas terceirizadas), como a Konami, Eletronic Arts, Activision entre outras, simplesmente abandonaram o WII U em seu primeiro ano, quando viram que suas vendas não estavam decolando.

Sem as franquias mais vendidas do mercado como GTA e Call of Duty, a Nintendo se viu isolada, responsável por cuidas da grande maioria dos games de seu console, de uma forma nunca vista antes.

Até mesmo o mal sucedido Game Cube contou com mais apoio de terceiros que o WII U. Na época a Konami e Capcom ainda eram grandes apoiadoras do Cube. Hoje a Nintendo praticamente só tem a Ubisoft ao seu lado dentre as grandes.

Você terá uma biblioteca de jogos que oferece:

New Super Mario Bros U, que é o 1º Mario 2D em HD e é ótimo – além de sua expansão com o Luigi, bacana também

Super Mario Wold 3D – Game show de bola, um dos melhores desta geração e o melhor do Wii U

Super Mario Kart 8 – Com toda a diversão de Mario Kart no game que está entre os melhores da franquia

Splatoon – que não é revolucionário, mas que é ótimo para jogar online e com os amigos

Super Smash Bros U – jogo tradicional da Nintendo, com diversão garantida

Pikmin 3 – série que nasceu no Game Cube, e que apesar de não ser muita famosa é ótima

Zelda Wind Waker HD – Um dos melhores Zeldas que poucos jogaram agora em HD

Bayonetta 2 – não é da Nintendo mas é exclusivo do Wii U, e é ótimo

Donkey Kong Tropical Freeze – talvez não tenha todo o charme da década de 90, quando a RARE tocava a série, mas é show!

Xenoblade Chronicles X – outro exclusivo do Wii U, já saiu no Japão e arrematou notas altíssimas. O RPG polêmico chegou no começo deste ano no ocidente.

Fatal frame Maiden of Black Water – para não faltar aquele jogo de gelar a espinha, o novo Fatal Frame é exclusivo no Wii U e sucesso absuto no Japão.

Yoshi´s Woolly World  – talvez o jogo mais “fofo” da história, traz o mascote de Mario em um game de plataforma 2D de encher os olhos.

Super Mario Maker – talvez um dos games mais jogados atualmente, onde o jogador pode criar fases 2D de Mario, com o estilo gráfico do Nintendinho, Super Nintendo ou da nova geração. Depois de criar é só lançar na internet. Fantástico!

Vejam que listamos acima mais de 10 games que tiraram notas quase sempre acima de 9,0 em todos os grandes sites e revistas do ramo.

Hoje com a vantagem de que você não pagará o valor inicial, podendo achar alguns deles em promoções, até por menos de 100 reais!

graficos super mario kart 8

Outras funções do aparelho

Apesar de não se destacar como uma “central multimídia” conforme muito propagado pelos concorrentes diretos, o aparelho cumpre seu papel básico de conectividade, trazendo aplicativos do Youtube, Netflix, Previsão do tempo e vários outros.

Infelizmente o aparelho não reproduz filmes em Bluray, utilizando mídias próprias para seus games, além de ler DVD-s comuns.

O Gamepad não serve apenas para trazer funções extras para os games: muitos deles funcionam no gamepad, possibilitando que você dispense a TV e jogue só com o controle, ou seja, você pode deixar o console ligado na sala e ir jogar em seu quarto apenas usando o controle.

O som do gamepad é bacana, mas recomendamos utilizar um fone de ouvidos que pode ser ligado diretamente no controle, trazendo uma experiência muito legal.

E não são apenas os jogos da Nintendo que são belos no Wii U, Bayonetta 2 é um show visual.
E não são apenas os jogos da Nintendo que são belos no Wii U, Bayonetta 2 é um show visual.

O Preço do WII U atualmente

O preço do Wii em 2016 ficou ainda mais salgado para os brasileiros. O motivo é um só: a desvalorização do real frente ao dólar.

Pois bem, nos Estados Unidos o preço praticamente não mudou desde 2013:

  • A versão deluxe é encontrada por 299 dólares em praticamente todas as grandes redes de varejo (acompanha console de 32Gb e um game, hoje em dia o mais comum é Splatoon)
  • A versão basic é encontrada por 249 dólares, mas é cada vez mais rara. O console tem só 8Gb, é branco e não acompanha um game brinde.

Aqui no Brasil o preço das grandes varejistas que encontramos é o seguinte:

Uma curiosidade sobre o Wii U é que a versão “oficial” acima custa praticamente o mesmo preço cobrado por importadores ilegais, que trazem o console do Paraguai e revendem em sites como o Mercado Livre.

Nas revendas “não oficiais” encontramos o Wii U por cerca de R$1.400,00 reais, com “90 dias de garantias” oferecidos pelo vendedor.

No Paraguai é difícil encontrar o WII U para vender, mas as lojas que oferecem cobram entre 300 e 350 dólares (entre R$ 1000,00 e 1300,00 reais na cotação de hoje), inviabilizando a compra por lá.

caixa wii u 2015

Concluindo: vale a pena comprar um WII U em 2016?

Diante de tudo que demonstramos, acreditamos que vale sim comprar um Wii U, desde que ele se enquadre nas suas expectativas (além do orçamento), e que você esteja empolgado em esperar por seu sucessor, o Nintendo NX.

Aliás, optar por esperar pelo NX hoje será algo difícil de suportar. A nintendo simplesmente não traz novidades sobre seu novo videogame, o mantendo como o maior segredo de toda a sua história. Não sabemos sequer se ele será um portátil, um console ou um híbrido entre as duas opções.

Novamente resumimos a indicação (ou não) do Wii U para os perfis abaixo:

  • Quer se divertir e não liga para Uncharted, God Of War, Forza e Halo: COMPRE APENAS O WII U
  • Quer se divertir mas não abre mão de multiplataformas como FIFA, GTA, Call of Duty: NÃO COMPRE O WII U OU COMPRE EM CONJUNTO COM OUTRO CONSOLE/PC

Esperamos que tenham gostado de nosso especial sobre o primeiro console HD da Nintendo.

Não deixem de compartilhar conosco sua decisão, ou seu relato caso já tenha o console.

COMPARTILHE
  • Rosemarcio Gomes

    Pra min vale muito a pena ter um Wiiu tenho o meu desde de 2013 e nao me arrependo jogo quase todos os dias.

    • Redação

      Para nós e creio que para a maioria que comprou o aparelho. Só se arrependeu quem esperava jogar no futuro um GTA, uma Call of Duty… de resto os jogos são ótimos.

      • Rosemarcio Gomes

        Com certeza.

  • Wagner Antonio Silva

    A Nintendo sempre foi uma empresa que fez jogos voltados para o público infanto-juvenil, e isso ninguém pode tirar dela. Sempre enxerguei os jogos do console como jogos para se divertir no modo história, os famosos puzzles, rpg´s, etc. Passei a ter somente um console por condição financeira. Acredito que se tivesse grana, teria sempre um nintendo como alternativa para aqueles dias que você quer algo que mexa mais com o lado criativo, que exija mais do cérebro. Não é a toa que tenho emuladores de NES e N64 que uso sempre.

    • Redação

      Exatamente como é o nosso caso Wagner. Uma pena que qualquer jogo de 3ds ou Wii U custe mais de 250 reais no lançamento…