WhatsApp será bloqueado por 72 horas hoje, às 14h [Atualizado]

0

Atualização às 14h02: conforme previsto, o bloqueio do WhatsApp no Brasil já está ativo. Confira como burlar e continuar usando o aplicativo.

Em dezembro, após muita incredulidade de que isso seria possível, o WhatsApp foi bloqueado no Brasil devido uma ordem judicial. Após a revolta de milhões de usuários, e inclusive a prisão do vice-presidente do Facebook para a América Latina, o aplicativo voltou a funcionar normalmente antes do prazo de 48 horas que havia sido estabelecido. Agora, o mesmo deve ocorrer, e por mais tempo.

A decisão vem do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE). Ela determina que o WhatsApp seja bloqueado pelas operadoras a partir desta segunda-feira, 02/05, às 14h, em todo o Brasil por 72 horas.

Bloqueio do Whatsapp

O bloqueio deve partir das 5 grandes operadoras – TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel – que já receberam a determinação e informaram que a cumprirão. Caso contrário, a multa diária é de R$ 500 mil.

Apesar da afirmação de que o bloqueio de dezembro havia ocorrido por conta de uma investigação, que teria sido concluída com sucesso, acredita-se que a razão real seja uma represália por parte de Justiça brasileira pelo fato do Facebook, empresa detentora do WhatsApp, ter recusado quebrar o sigilo de dados de usuários sob investigação.

O problema é que, de acordo com o Facebook, essa é uma questão técnica muito complicada. Agora, essa quebra de sigilo, se tornou impossível devido a implementação da criptografia entre a comunicação dada no WhatsApp. Ou seja, mesmo que o Facebook queira cooperar, não poderá. A única solução seria a distribuição de uma versão diferente, sem criptografia, exclusiva para o Brasil no futuro.

Não sabemos qual a razão do juiz de Lagarto para a determinação, mas até o momento, o WhatsApp ficar fora do ar é iminente.

Existem algumas maneiras de contornar o problema, como vimos no bloqueio de dezembro. Uma delas envolve o uso de servidores proxy. Assim, o aplicativo não sabe que está sendo usado no Brasil e o bloqueio não afeta. Alguns usuários relatam terem tido sucesso com essa técnica utilizando o aplicativo Hola, para Android. Porém, para realizar comunicações, ambos usuários precisam estar realizando a técnica.

COMPARTILHE