SporTV 4K exibiu Colombia e Uruguai

0

O canal SporTV, da Globosat, transmitiu no último sábado, dia 28, uma partida histórica entre Colômbia e Uruguai na Copa do Mundo: foi a primeira partida transmitida por aqui em formato Ultra HD (4K). A partida foi transmitida ao vivo apenas nas operadoras  OI TV e NET.

Mundo-Colombia-Uruguai-Paulo-SergioLANCEPress_LANIMA20140628_0194_1

A NET é umas das pioneiras na tecnologia por aqui e já oferece, mesmo que timidamente, receptores 4K para os clientes que ja adquiriram novos televisores Ultra HD. Hoje a operadora conta com menos de 200 clientes em condições de assistir tal programação.

Para transmitir os jogos da Copa escolhidos para tanto, foram usadas câmeras próprias 4K da SporTV. Apesar da imagem maravilhosa, pode-se notar nos testes um pequeno Delay quando comparamos o mesmo SporTV HD normal. Mesmo que as imagens transmitidas não fossem as mesmas (as câmeras 4K estavam em outras posições).

Outra questão é que não existem codecs de vídeo e áudio capazes de compactar e descompactar esse tipo conteúdo. A transmissão da NET em 4K foi em 60 quadros com varredura progressiva, mesmo que a maioria dos TVs nessa resolução se poupem e transmitam no máximo em 30 frames por segundo.

COMPARTILHE