Netflix usa sites piratas para escolher conteúdo novo

2

Era de se esperar que o Netflix, assim como as operadoras de TV, estúdios de cinema e gravadoras de músicas, não gostasse muito dos sites piratas onde os usuários podem ilegalmente baixar conteúdo protegido por direitos autorais. Até mesmo porque, é muito fácil de encontrar a versão grátis do que quer que você esteja procurando na internet ao invés de pegar a mensalidade do serviço. Porém, mais uma vez o Netflix nos mostra um novo e melhor caminho de tirar proveito da situação sem prejudicar ninguém.

novidades netflix

Ao invés de declarar guerra aos sites que ajudam o compartilhamento desses conteúdos como os de torrent e o falecido Megaupload, o Netfix os usa para melhorar seu próprio serviço. Como? Por eles, é possível ver claramente o que as pessoas estão querendo, analisando os arquivos mais baixados, mais comentados, mais procurados, etc.

A Vice-Presidenta de Aquisição de Conteúdo da Netflix, Kelly Merryman, afirmou que a companhia na verdade confere os sites de pirataria para ter ideias do que o Netflix deveria estar oferecendo aos seus usuários. Se algo é extremamente popular em sites de torrent, por exemplo, as chances de que esse filme, série ou documentário chegue ao Netflix são muito maiores. A serie Prison Break, por exemplo, é extremamente popular em sites de downloads na Holanda. Sendo assim, o Netflix foi e comprou os direitos da série para exibição naquele país.

O Netflix é a prova de que existem diversas outras maneiras inteligentes de combater a pirataria ao invés de apenas ficar criando novas tecnologias ou leis. De acordo com o CEO da Netflix, Reed Hastings, que os usuários estão deixando de baixar conteúdo pirata porque apenas apertar play é muito mais fácil. No Canadá, por exemplo, desde que o Netflix chegou, o tráfego de BitTorrent caiu em 50%.

COMPARTILHE